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domingo, 24 de novembro de 2013





E.E.E.F.M. "DR. PÁDUA COSTA"

 
 
PROJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA

IDENTIFICAÇÃO


I -TÍTULO DO PROJETO: Móbile em Ação na escola


II- PERÍODO DE EXECUÇÃO: Ano letivo de 2014


III - PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º ano do Ensino Médio


IV - COORDENAÇÃO DO PROJETO
       Professora Rosa Dalva Barata Chaves



 I- JUSTIFICATIVA
Em pleno século XXI o modelo tradicional de ensino apresenta-se desgastado e desinteressante para os alunos, principalmente para os chamados nativos, acostumados com as novas tecnologias, as quais utilizam quase que diariamente em seu cotidiano. Porém, ao chegar à escola, ainda convivem com um modelo de ensino apático e desestimulante, em virtude, muitas vezes, dos próprios professores que ainda demonstram-se resistentes em aceitar o uso da tecnologia em sala de aula.
Nesse sentido, a cada minuto que passa, milhares de usuários conectam-se aos celulares. Segundo pesquisas realizadas, o telefone celular é um dos dispositivos tecnológicos mais procurados em todo mundo. Com certeza, a utilização desse aparelho multimídia em sala de aula, no qual é possível filmar, escrever textos, tirar fotos, navegar pela internet, ler livros, enviar mensagens, realizar cálculos, dentre outros, se utilizado como recurso didático, será muito útil, tanto para alunos quanto para professores.
Nesse contexto, pressupõe-se que nas escolas públicas brasileiras, em sala de aula, é mais fácil encontrar alunos com celular, do que outro recurso didático, como projetor multimídia, televisores, etc. aos quais o professor possa utilizar como recurso didático, e que tornaria suas aulas mais proveitosas e interessantes. Dessa feita, esse projeto se propõe a sugerir a utilização, com consciência e responsabilidade, do celular que como nova tecnologia, se bem utilizada, com certeza trará muitos benefícios, contribuindo assim com o processo ensino aprendizagem dos alunos.

II- OBJETIVO GERAL
  • ·         Incentivar a utilização do uso do celular por alunos e professores, de forma crítica e consciente, como nova tecnologia e ferramenta pedagógica interdisciplinar, que possibilita o desenvolvimento de habilidades e capacidades como análise, síntese, dentre outras, o qual deverá contribuir com o processo ensino aprendizagem dos alunos.

III- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • ·               Refletir sobre o uso do celular consciente e com responsabilidade em sala de aula.
  • ·         Desenvolver diversas habilidades, relacionando informações, com a capacidade de julgar, correlacionar, analisar, sintetizar, dentre outras.
  • ·         Tornar o processo ensino aprendizagem mais prazeroso e interessante.


IV-METODOLOGIA
Inicialmente, sabemos que para que haja a interdisciplinaridade, existe a necessidade do planejamento conjunto dos professores das disciplinas afins, os quais após escolherem juntamente com os alunos um tema, por exemplo: violência na escola, reciclagem, cuidados com ambiente escolar, dentre outros. Deverão elaborar um projeto para que esse referido tema seja desenvolvido.
 Os professores então direcionam as atividades para os alunos, os quais, com a utilização do celular tanto em sala de aula, quanto nos ambientes necessários para captarem o material necessário. Nesse sentido, os mesmos irão desenvolver o referido projeto, com a possibilidade de postarem o que foi coletado de materiais em redes sociais, como Twitter, Facebook, ou Blog, dentre outros, de acordo com a escolha dos envolvidos. 
Sugestão de atividades para serem utilizadas com o uso do celular:
·         Pesquisas na internet
·         Vídeos
·         Fotos
·         Envio de mensagens
·         Realização de cálculos
·         Pequenos textos
·         Outros que se julgar necessário.

V- RECURSOS DIDÀTICOS
  • ·         Aparelho celular
  • ·         Projetor multimídia
  • ·         Computador
  • ·         Cadernos
  • ·         Canetas
  • ·         Papel a 4
  • ·         Impressora
  • ·         Outros que se julgar necessário

VI- AVALIAÇÂO
·         Dos alunos: 
  •  o No processo de avaliação com relação aos alunos, serão considerados dados quantitativos e qualitativos tendo como critérios a participação e o interesse dos mesmos nesse processo.

·         Do Projeto
  •                                                                                                                                               Semestralmente o projeto será avaliado por todos os envolvidos, visando se necessário o replanejamento das ações desenvolvidas. Nesse sentido é importante a ação reflexão ação para que as atividades sejam repensadas e reelaboradas de acordo com a necessidade das turmas.







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2 comentários:

  1. Excelente proposta Dalva! Como o CELULAR é uma tecnologia presente na escola seria interessante dar a ele uma conotação pedagógica. Estimular os professores a inclui-lo nas suas práticas pedagógicas é uma tarefa desafiadora, mas possível. É preciso realmente revermos nossa prática e refletir sobre as mudanças que tem ocorrido na escola e no mundo. Trazer os alunos para o conhecimento requer motivação e estímulo. Propostas como esta são fundamentais para darmos uma nova injeção de ânimo à educação escolar.

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    1. É isso mesmo profª Elizabeth, já estou mostrando o Projeto para os professores e no Planejamento de 2014 irei socializar para todos a proposta. Espero que aceitem e façam bom proveito.

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